Conteúdo: Família
Introdução:
Devido às transformações que as estruturas familiares têm
sofrido na época contemporânea, cabe à escola discutir, sem preconceitos, sobre
essa diversidade. Assim, o estudo comparativo das relações familiares em diferentes
sociedades e épocas levará os alunos à compreensão crítica das características
de suas próprias famílias.
Objetivos:
1. Conhecer os padrões familiares de diferentes sociedades
em um mesmo período histórico.
2. Identificar como,
por exemplo, fatores culturais e econômicos influenciam as relações familiares
e a organização da estrutura familiar.
3. Valorização da
diversidade.
4. Conhecer os conceitos de permanência e ruptura.
Estratégias:
1. Peça aos alunos
que desenhem os membros de suas famílias. A seguir, de maneira informal,
dialogando com a turma, faça o diagnóstico dos diferentes tipos de famílias com
os quais os alunos convivem. Na seqüência, pergunte o que eles acham: as
famílias organizam da mesma maneira em diferentes épocas e culturas?
2. Escolha alguns
exemplos de estruturas familiares presentes nos segmentos sociais brasileiros.
Seria interessante que fossem exemplos
bem diferentes, que contemplassem as culturas indígena, asiática, africana,
européia, etc. A partir desses exemplos, a turma poderá reconhecer diferenças e
semelhanças em um mesmo período histórico.
3. A seguir, analise um tipo de organização familiar do
passado; por exemplo, da Europa no século 18, explicando quais eram os papéis
atribuídos a homens, mulheres e crianças.
4. Para finalizar, discuta com os
alunos sobre como as relações familiares se transformam no tempo e no espaço,
salientando que essas transformações ocorrem motivadas por fatores econômicos,
culturais e, até mesmo, políticos. Cite, por exemplo, o caso da China, cujo
governo determina o número de filhos que cada casal pode ter.
Atividade:
Peça que os alunos tragam, na próxima aula, documentos que
revelem parte da história de suas famílias, como fotografias, cartas, objetos,
etc. Em duplas, eles devem trocar informações sobre suas famílias, escolhendo
uma ordem determinada para usar o material que trouxeram. Isso mostrará aos
alunos como se efetiva a construção da história, ou seja, que contar a história
pressupõe fazer escolhas. Essa atividade também permitirá a troca de
experiências e a valorização do outro no ambiente escolar.
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