Justificativa:
As crianças adoram brinquedos e jogos, o problema é muitas vezes divertem-se mais com a embalagem do que com o brinquedo.
Uma das principais vantagens deste tipo de jogos é a reciclagem. Para além de criar jogos divertidos e criativos pode reciclar material como tampinhas e cartão.
São muitas as opções de jogos. Eles são uma forma de ajudar a criança a adquirir conhecimentos e podem ajudar na s dificuldades das matérias da escola. Porque aprender a brincar é uma forma de aprender melhor.
Para além de lúdicos, a maioria dos brinquedos reciclados servem para a criança aprender, além do que, com um pouco de criatividade pode construir brinquedos coloridos e lindos para os mais pequenos.
Objetivo Específico: - Promover momentos de descontração grupais, por meio de utilização de brinquedo reciclado.
Estratégias:
Solicite aos alunos os materiais que você usará para construir o brinquedo reciclado, com antecedência.
Depois, no dia da execução do projeto, organize a classe para que todos possam se envolver na confecção do brinquedo, possibilitando que cada aluno possa construir o seu brinquedo.
Explique, demonstrando o passo a passo do projeto, para que a classe possa acompanhar todas as etapas, pormenorizadas de sua execução.
Após a construção do brinquedo, propiciar um momento de culminância, onde poderão brincar em grupos, priorizando a valorização do trabalho e da brincadeira coletivos.
Materiais necessários:
- um prato de isopor reciclável;
- oito tampinhas de refrigerante;
- fitas de E.V. A.;
- cola para E. V. A.
Histórico do Jogo da Velha:
A referência mais antiga que se tem desse passatempo surgiu em
escavações no templo de Kurna, do século XIV antes de Cristo, no Egito.
Achados arqueológicos, porém, mostram que ele foi desenvolvido
independentemente em diferentes regiões do planeta, como a China antiga e
a América pré-colombiana.
Sabe-se também que faz parte dos jogos
conhecidos como “família do moinho” ou “trilha” – nos quais o objetivo é
posicionar as peças de modo que formem uma linha reta. Há também
versões em que variam os números de linhas e colunas, geralmente três ou
cinco. Conhecido praticamente em todo o mundo, o jogo varia de nome
conforme a região. Na China de 500 a.C., era conhecido como luk isut
k-i. Nos países de língua inglesa, chama-se tic-tac-toe.
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