Disciplina: Geografia
Conteúdo: Paisagem rural e paisagem urbana
Ano de ensino: 3º ano
Conteúdo: Paisagem rural e paisagem urbana
Ano de ensino: 3º ano
Tema: Conhecendo diferentes paisagens.
Objetivo:
Identificar características da paisagem urbana e da paisagem rural.
Identificar características da paisagem urbana e da paisagem rural.
Material:
Folha sulfite, lápis, borracha, papel cartaz, tesoura, giz de cera e lápis de cor.
Folha sulfite, lápis, borracha, papel cartaz, tesoura, giz de cera e lápis de cor.
Conhecimento
prévio:
Diferenciar
as paisagens urbanas das rurais.
Atividade
motivacional:
Tempestade de
ideais: Perguntar aos alunos quais são as características das paisagens urbanas
e das paisagens rurais. Registrar no quadro todas as ideias.
Encaminhamento
metodológico:
Relatar aos alunos que as paisagens
urbanas e rurais fazem parte do nosso cotidiano, pois numa mesma cidade há
espaços urbanos e rurais.
Represente por meio de desenho as duas
paisagens e relate qual é visível no seu cotidiano.
Distribua
revistas e jornais para que os alunos encontrem essas paisagens e montem um
painel. As paisagens podem ser usadas para fazer um “jogo da memória”.
Os alunos podem escrever uma lista de trabalhos possíveis no meio rural e no meio urbano.
Os alunos podem escrever uma lista de trabalhos possíveis no meio rural e no meio urbano.
Avaliação:
Criar um jogo da memória. Cada aluno deverá desenhar em 4 cartões (2 pares de paisagens – 1 rural e 1 urbana). Depois, juntar todos os cartões e jogar com a sala toda.
Criar um jogo da memória. Cada aluno deverá desenhar em 4 cartões (2 pares de paisagens – 1 rural e 1 urbana). Depois, juntar todos os cartões e jogar com a sala toda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário